sexta-feira, 7 de maio de 2010

HISTÓRIA DA JMPLA


A JMPLA foi fundada em 1962, no limiar da 1ª. Guerra de Libertação nacional. Como juventude do Movimento Popular de Libertação de Angola, a JMPLA era uma Organização de massas cujos objectivos fundamentais eram: educação e elevação da consciência política dos jovens Angolanos, na promoção cultural e técnica, a difusão dos objectivos da sua luta no Mundo e a mobilização da Juventude para a luta armada de libertação Nacional.
A JMPLA desempenhou um grande papel na luta pela Independência Nacional. Foi uma força dinâmica que mobilizou milhares de jovens Angolanos para o seu enquadramento na luta armada contra o Colonialismo Português.

Durante a 1ª. Guerra de libertação Nacional, o Povo Angolano perdeu muitos dos seus melhores filhos, jovens dedicados à causa da libertação da sua Pátria.
O exemplo de Hoji Ya Henda demonstra claramente a participação da Juventude Angolana na luta pela libertação do País. Com efeito, Hoji Ya Henda era um jovem dedicado, firme na luta, e que tombou heroicamente no dia 14 de Abril de 1968, no assalto ao Quartel de Karipande, quando tinha somente 26 anos e era já o responsável militar máximo dos Guerrilheiros do MPLA.

Esta data tem uma grande importância histórica para o povo angolano e para a juventude em particular, pois tornou-se o Dia da Juventude Angolana.

Um aspecto extremamente importante da História da JMPLA, durante a 1ª. Guerra de libertação Nacional foi o facto do Camarada José Eduardo dos Santos, Presidente do MPLA, Presidente da República de Angola e Comandante em Chefe da Forças Armadas Angolanas (FAA), ter assumido as funções de Vice – Presidente da JMPLA. É motivo de orgulho e exemplo para todos os militantes da JMPLA, que à frente do nosso Partido e da nossa República esteja um camarada que na sua juventude, coroando as qualidades políticas então já demonstradas, dirigiu a Juventude do Movimento Popular de Libertação de Angola.

A acção da JMPLA junto dos jovens Angolanos não se limitou apenas à 1ª. Guerra de Libertação Nacional. A invasão do nosso País por forças estrangeiras nas vésperas da Independência chamou, mais uma vez, o Povo Angolano a levantar-se, e impedir que o País caísse no neocolonialismo.

Nesta 2ª. Guerra de Libertação Nacional, a Juventude Angolana constituiu uma base firme para a vitória, e graças a ela a Independência foi conquistada e proclamada solenemente a 11 de Novembro de 1975.
Muitos militantes da JMPLA perderam as suas vidas nas duras batalhas que se travaram em toda a Angola. Entre eles se destaca o Camarada Manuel Vandúnen que era o Coordenador Nacional da JMPLA e que foi barbaramente assassinado em Luanda em 1975.

Não podemos esquecer a grande contribuição dada à luta pelos nossos pioneiros, que demonstraram toda a sua bravura e patriotismo.

A III Reunião plenária do Comité Central do MPLA realizada em Outubro de 1976, numa das suas decisões, decidiu transformar a JMPLA de organização de massas em organismo juvenil do Partido.

Nesta base, realizou-se de 18 – 21 de Outubro de 1978, a I Conferência Nacional da JMPLA, a partir da qual a JMPLA deixou de ser Organização de massas, e transformou-se em Organismo Juvenil do Partido.

A Organização foi estruturada, no sentido de corresponder com as exigências da situação então prevalecente. Surgiram os primeiros membros da Juventude do Partido, constituíram-se os núcleos, os Comités, os Secretariados, e a JMPLA cresceu e implantou-se em todo o País.

Com a realização do seu I Congresso, de 7 a 10 de Novembro de 1981, a JMPLA-JP afirmou-se como Organização de vanguarda de toda a Juventude Angolana, fiel colaboradora e auxiliar do MPLA de quem depende politicamente.

Em 1987, a JMPLA - JP realiza o seu II Congresso tomando importantes decisões para a vida da organização.
Em 1991, realiza-se o III Congresso assumindo a partir daquela data a antiga denominação JMPLA.

De 25 a 27 de Junho de 1998, a JMPLA realiza o seu IV Congresso, tendo recomendado a dinamização de acções concretas tendentes a reimplantação e crescimento da organização nos sectores da educação e ensino, camponês e trabalhador, com vista ao reforço do seu papel e influência no seio do movimento juvenil angolano.

Sob o lema “JMPLA – Uma Nova Perspectiva Juvenil”, reuniu em Luanda de 23 a 25 de Outubro de 2002, o V Congresso Ordinário da JMPLA que traçou importantes rumos para a organização que se consubstanciam fundamentalmente no crescimento permanente em termos de militantes, na participação activa no processo de reconstrução e reconciliação nacional, no rejuvenescimento contínuo e progressivo da JMPLA e na mobilização de todos os esforços humanos e materiais para a vitória do MPLA e do seu candidato nas eleições gerais em Angola.

TORNEIO DE FUTSAL DA ASSOCIAÇÃO DOS ESTUDANTES DA SONANGOL EM PORTUGAL



NÚCLEO DA JMPLA LISBOA
Estimados (a) camaradas na manha de Sábado do dia 27 de Fevereiro de 2010 o Núcleo da JMPLA de Lisboa participou no torneio de futsal, alusivo ao aniversario da petrolífera angolana Sonangol, que teve lugar no campo de futsal salão da escola Secundaria no Conselho da Amadora. O evento é da iniciativa dos estudantes da Associação académica da Sonangol em Portugal com colaboração do Núcleo da JMPLA de Lisboa.
Camaradas tendo em conta a importância desta empresa, e o papel que tem desempenhado nas áreas onde actua, no entanto foi do entendimento das duas organizações este encontro amistoso de Futsal como símbolo de prestarmos o nosso calor a esta instituição; as equipas jovens bateram-se num ambiente de paz e fraternidade, por uma hora e meia (1:30) em três jogos de 30 minutos cada onde o resultado final dos três jogos determinou a vitoria da equipa de futsal da associação académica dos estudantes da Sonangol cabendo-lhes o primeiro lugar e o segundo a equipa do núcleo da JMPLA de Lisboa, todavia a organização do torneio brindou a equipa vencedora com uma taça pelos resultados obtidos, também foi atribuída uma taça de participação ao Núcleo da JMPLA de Lisboa.
Ainda assim foi de igual modo atribuída uma taça ao melhor marcado do torneio membro da direcção núcleo da JMPLA camarada Aguinaldo Agostinho; Esta actividade de vital importância promoveu valores como patriotismo, educação patriótica politica e saúde assim como alguns princípios básicos dos propósitos políticos que são defendidos pela coordenação do núcleo de Lisboa assim como do comité da JMPLA de Portugal, É de realçar o empenho disponibilidade e a entrega dos nossos camaradas militantes amigos e simpatizantes da JMPLA, e dos jovens estudantes da associação académica da Sonangol em Portugal pelo convite formulado e o sucesso desta actividade desportiva entre organizações de fins diferentes mais objectivos comuns.
A Coordenação do Núcleo louva a iniciativa, e esta aberta para outras actividades, sendo certo de que o torneio, culminou correspondendo com as expectativas de ambas equipas.
Para todos um bem-haja reiterando a ideia de que vale a pena viver com a JMPLA

JMPLA – “ ESPERANÇA PARA UM FUTURO MELHOR “